quarta-feira, 21 de novembro de 2012

RESUMO DA ASSEMBLEIA DIOCESANA – 2012

                CATEQUISTAS VAMOS NOS MANTER INFORMADOS E ATENTOS. 

Equipe da Dimensão Bíblico –Catequética Diocesana


Coordenador Diocesano da Dimensão Bíblico Catequética: Pe. Marco Antonio
Coordenadores de Zonal: Edcarlos (Amargosa) e Ana (Laje) - Zonal I; Cristiane Assis (Aratuípe) e José Muniz (Taperoa) - Zonal III; Janiara (Milagres) e Joelma (Santo Antonio do Argoim) - Zonal IV; Zonal II irá definir posteriormente.
Equipe de Assessoria: Ir. Catarina (Valença), Ir Lourdes, Jaldelane e Cristiane Nogueira (São José do Andaiá); Elecí (São Benedito); Darlene (Jaguarípe); Andréa (Castro Alves); Chica (Santo Antonio de Jesus).


Este ano na Assembleia, a Dimensão Bíblico – Catequética deu um passo muito importante que foi rever sua estrutura , buscando visualizar os grupos que estão dentro de seu campo de trabalho que são:



Dimensão Bíblico- Catequética - Nível Diocesana

• Pastoral da Catequese :Catequese Eucarística,Catequese Crismal,Catecumenato, Encontro de Pais e Padrinhos. 
• Círculos Bíblicos 
• Escola de Teologia Diocesana (EDITA) e Escolas Paroquiais de Teologia (EFATAS)- Padre Wilson
• Equipe de Produção de Subsídios – Ir. Catarina

Dimensão Bíblico- Catequética - Nível Paroquial
• Pastoral da Catequese:Catequese Eucarística e Catequese Crismal,Catecumenato, Encontro de
Pais e Padrinhos
• Círculos Bíblicos 
• Escolas Paroquiais de Teologia (EFATAs).


Com base no que foi trabalhado e discutido na 44ª Assembleia Diocesana de Pastoral, nós destacamos como prioridade para nossa dimensão:

1- Centralidade da Palavra: 
a) Na vida pessoal (Lectio Divina);
b) Reanimação dos Círculos Bíblicos;
c) Avançar na formação bíblica através do Evangelho do Ano Litúrgico - Lucas;
d) Recuperar com força o Mês da Bíblia.


2- Celebrar o Ano da Fé

a) Escola de Formação (Diocesana e Paroquial);
b) Retiro e Encontros de formação e celebração(Catequese e Círculos Bíblicos);
c) Maior conhecimento do CIC- Catecismo da Igreja Católica;
d) Utilização dos Meios de Comunicação (Rádio Clube – Programa Catequese Caminho para o Discipulado e redes sociais – blog e face.


Em vista desta realidade e dos apelos realizados pelos Zonais diante do ANO DA FÉ e da importância da CENTRALIDADE DA PALAVRA na vida da comunidade (igreja), verificamos a necessidade de darmos um atendimento mais especifico aos animadores dos Círculos Bíblicos. Percebemos que não basta apenas colaborar com o grupo através dos subsídios mais é preciso dar uma atenção maior a preparação desses animadores nas Paróquias.

Analisando, também, os trabalhos que foram realizados em 2012, em parceria com a Dimensão Litúrgica, achamos por bem darmos continuidade aos mesmos, promovendo três encontros em 2013 envolvendo as duas dimensões.
Além disso, iremos manter o nosso Encontrão, Retiro a nível Paroquial proposto para o período da Quaresma, e Assembleia ,sendo que está última não acontecerá apenas tendo em vista a Pastoral da Catequese , mais todos os segmentos da Dimensão Bíblico –Catequética, já citados anteriormente.

Nossa proposta para estudo deste ano são A Porta da Fé( Carta Apostólica do Papa Bento XVI);Catecismo da Igreja Católica e Evangelho de Lucas(que será estudado em nossa Assembleia, retiro,encontrão ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário