segunda-feira, 7 de maio de 2012

Maria, a educadora na fé!


Estamos no mês de maio, mês dedicado a Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Falar de Maria é lembrar uma mulher que tem o papel especial na história da salvação da humanidade e que deu total acolhimento á Palavra de Deus. Aliás, falar de Maria três palavra se destacam: ouve, guarda e frutifica. Motivo pelo qual ela é para nós católico modelo de discípulo missionário de Jesus Cristo.
Maria é aquela que ouve a Palavra de Deus com alegria. Ao receber a mensagem do Anjo que ela seria a mãe do Salvador, mesmo sem ter entendido plenamente como isso se daria, Maria se alegra e exulta seu espírito de felicidade por ser escolhida por Deus para tal projeto. Sua expressão de contentamento esta num trecho da Sagrada Escritura, “Minha alma proclama a grandeza do Senhor, porque olhou para a humilhação de sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão, porque o Todo-Poderoso realizou grandes obras em meu favor:...” Lc1,46-49, demonstrando assim sua intimidade com  Deus, pois ela alimentava sua espiritualidade na escuta da Palavra. Assim, a Virgem Maria é por excelência modelo de fé, humildade e alegria; seu sim ao projeto do Pai nos recorda que podemos passar por desafios, porém a perseverança na escuta da Palavra nos leva a vitória.
Maria é aquela que guarda a Palavra  no coração. O silêncio de Maria narrado por Lucas explica essa virtude. Diante da grandiosidade do mistério de Deus. E recordando seus feitos pela humanidade. A Virgem é vista como modelo de espiritualidade bíblica, guardando a grande maravilha que o Senhor fez com o seu povo.
Vivemos numa sociedade demasiada barulhenta, apressada, onde é difícil escutar o outro e a si mesmo. Maria nos ensina que é preciso parar para ouvir a voz interior; até porque bom aprendiz é aquele que sabe escutar; e o cultivo da meditação constitui efetivamente o primeiro passo para se ter o auto-equilíbrio.
Maria é aquela que coloca a palavra em prática. Ao ficar sabendo que seria a mãe do Filho Unigênito do Eterno Pai ela vai ás pressas visitar sua prima Isabel, se coloca a serviço. Assim Maria é esse exemplo de serviço. Isso significa que  todo cristão que ama verdadeiramente a Deus deve se colocar ao serviço do irmão.
Assim, a devoção a vigem Maria nos coloca mais perto de Cristo. Mais perto da sua vontade: “fazei tudo o que Ele vos disser”. Que Maria interceda a Santíssima Trindade  para que cada cristão possa firmar cada vez mais  no seguimento a  Jesus Cristo, ouvindo sua Palavra e colocando-a em prática. 


Seminaritas do Seminário Menor Nossa Senhora do Bom Conselho - Diocese de Amargosa
Antonio Carlos de Laje, Jurandi Pereira de Amargosa e Raimundo Neto de Conceição do Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário