Documentos

O ESTUDO DA CNBB 91 "OUVIR E PROCLAMAR A PALAVRA: SEGUIR JESUS NO CAMINHO

O estudo traz o essencial do VIII Encontro Nacional da Animação Bíblico-Catequética, realizado entre os dias 6 e 9 de outubro de 2005, em Belo Horizonte, MG. O Encontro - no contexto do Projeto Nacional de Evangelização: queremos ver Jesus Caminho, Verdade e Vida - enfocou a celebração dos 40 anos da constituição dogmática Dei Verbum e sua influência decisiva na renovação da Igreja e da catequese.
Com o tema: ¨Ouvir e proclamar a Palavra¨ e o lema: ¨Seguir Jesus no caminho¨ (cf. Mc 10,52), o encontro retomou a caminhada bíblico-catequética nesses quarenta anos e propôs: incentivar a formação bíblica de modo sistemático dos agentes de pastoral e catequistas para que possam apresentar a Palavra de Deus como alimento, de modo significativo para os anseios dos adultos de hoje; buscar meios que valorizem a Bíblia como princípio de toda a pastoral a fim de fortalecer equipes de animação bíblica nos diversos níveis de atuação com um planejamento específico.


DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE

                                                              Dom Juventino Kestering
Bispo de Rondonópolis (MT)

"Isto que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão convosco" (1Jo 1,3).

O objetivo do Diretório "é apresentar a natureza e a finalidade da catequese; traçar os critérios de ação catequética; orientar, coordenar e estimular a atividade catequética nos Regionais, nas Igrejas Particulares e nas comunidades".
É significativo o método utilizado para a elaboração do texto. Mais do que um conjunto de normas é um texto inspirador para a catequese; para a produção de subsídios; para a formação de catequistas e para a organização da catequese em todos os níveis.
Cabe uma pergunta: "Qual o novo que o Diretório propõe"? Há vários ganchos que apontam para uma novidade. São luzes que emergem e que sinalizam para um avanço em relação ao documento "Catequese Renovada - Orientações e Conteúdos". Citando alguns exemplos: A catequese evangelizadora, a centralidade na catequese com adultos. A Palavra de Deus como fonte da Catequese, o ministério do catequista, a catequese com pessoas com deficiência, a insistência na formação dos catequistas, o catecumenato, a liturgia e a catequese, a catequese evangelizadora, a formação catequética nos seminários... Esses temas certamente vão despertar interesse e vão ajudar a avançar na prática da catequese nas dioceses, paróquias e comunidades.
Em 1982 a CNBB aprovou o Documento "Catequese Renovada - Conteúdos e Orientações". Foi um marco para a vida da Igreja. Impulsionou a renovação da catequese, a formação de catequistas, o método de interação entre fé e vida, o uso da Bíblia na Catequese e a comunidade catequizadora. Passados 22 anos e também em resposta à solicitação do Diretório Catequético Geral de 1997, a Igreja no Brasil sente necessidade de dar um passo a mais. O tempo correu, a realidade mudou, novos desafios surgiram.
A elaboração, a discussão e a aprovação do Diretório Nacional de Catequese serão um novo impulso para a animação Bíblico-Catequética no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário