terça-feira, 1 de maio de 2012


Ata do II Encontro da Equipe Diocesana
da Dimensão Bíblico-Catequética-2012

No dia 28/04, último sábado do mês de Abril, a equipe da Dimensão Bíblico-Catequética Diocesana, se encontrou na Paróquia de São Benedito com os seguintes objetivos:
1.         Partilhar experiências dos Zonais;
2.         Informar sobre o encontro do Regional na cidade de Feira de Santa de 18 a 20 de Maio;
3.         Preparar o 6º Encontrão Diocesano de Catequistas que acontecerá  dia 26 de Agosto na Paróquia de São Benedito(Matriz);
4.         Informar sobre o Encontro sobre o  Ritual de Iniciação a vida Cristã de Adultos (RICA), organizado juntamente com a Dimensão Litúrgica que acontecerá nos dias 31\08  com o clero , 1º e 2/09 com os leigos ,na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho , na cidade de Amargosa;
5.         Manutenção dos meios de comunicação: Programa da Rádio, Blogg, E-mail e Facebook.
6.         Leitura e revisão da  proposta de Formação para Catequistas Iniciantes elaborada pelos alunos da  Escola Bíblico-Catequética  Dom Jairo Ruy De Matos – Regional Nordeste III em Feira de Santa.   
Durante a reunião :
Foi detectada que a distância geográfica entre as paróquias tem dificultado um melhor acompanhamento do articulador do Zonal e que só o Zonal I, realizou até então um encontro com representantes da Dimensão Catequética Paroquial.
Decidiu-se  que  Edcarlos, articulador do Zonal I,irá para a reunião do Regional Nordeste III , que acontecerá em Feira de Santana  dias 18,19 e 20/05 ,representando a Diocese.
Encontrão Diocesano: Como de costume o dia do Catequista é celebrado em nossa Diocese com um encontro formativo e celebrativo, onde podemos estreitar os laços de amizades e firmar a nossa vocação catequética. Este ano o mesmo acontecerá na Cidade de Santo Antonio de Jesus ,na Paróquia de São Benedito propriamente na Matriz. .A proposta como sempre  é que se faça um estudo do material que será trabalhado no encontrão: em nível de Paróquia e Zonal, sendo que cada Zonal ficou responsável por aprofundar e prepara uma apresentação a partir de um capitulo do Livro da coleção Estudos sobre o Diretório nº 5-Da CNBB - Tema: A Palavra de Deus na História: uma mensagem dos bispos para toda a Igreja , além de realizar um momento de experiência da leitura orante da palavra.
  Cada Articulador do Zonal deve ver uma data de encontro com representantes paróquias para partilha a experiência da leitura orante e prepara a apresentação para o dia do Encontrão.
Irmã Catarina ficou de prepara e enviar as paróquias o material para orientar na experiência da  leitura orante. Texto Jo6,60
Ficou certo ainda que cada paróquia irá colabora com a taxa de R$30,00, para ajudar no prolabore da assessora, que será a Coordenadora do Regional Nordeste III , Ir. Luciene Macedo- da Congregação das Irmãs  Catequistas, e outras que surgirem, além disso ficou mantida a taxa de R$ 2,00 por catequistas que também ajuda nas despesas do encontro e outras que surgem durante o ano.
A divisão dos trabalhos e apresentações:
Tema: A Palavra de Deus na História: uma mensagem dos bispos para toda a Igreja
Zonal I - Capítulo I : A voz da Palavra: a revelação ( fazer uma poesia)
Zonal II - Capítulo II: O rosto da Palavra: Jesus Cristo (Musica)
Zonal III - Capítulo III:  A casa da Palavra: a Igreja  (Teatro)
Zonal IV - Capítulo IV:  Os caminhos da Palavra: a Missão ( Teatro)
Com relação ao encontro do RICA só poderemos ter uma posição mais concreta referente a quantidade de  participantes quando acontecer a reunião que esta marcada parar dia 09\06, por enquanto não sabemos onde, mas assim que formos informados comunicaremos.
Quanto a manutenção dos meios de comunicação e informação da Dimensão ficará a cargo de Edcarlos e Cristiane: com apoio dos demais membros da equipe e dos coordenadores paroquiais que nos passarão informações , materiais de suas paróquias para serem divulgadas no Blogg, face, e programa de rádio.
Realizamos ainda um avaliação do Projeto elaborado e revisado pelas alunas doa Escola do Regional.
Obs:Quase todos os zonais estavam representados ,faltando apenas a representação do  Zonal IV,cuja  articuladora é  Andréa – Castro Alves,que  justificou  com antecedência a sua  ausência.
Nosso próximo encontro será dia 14 de julho na Paróquia de São José do Andaiá, para preparamos a liturgia e oração inicial. 08:00. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário