sábado, 30 de junho de 2012

Iniciação á Vida Cristã




 Iniciação Cristã é o nome que se dá ao processo pelo qual uma pessoa é incorporada ao mistério de Cristo, morto e ressuscitado. A Iniciação Cristã transforma a vida da pessoa, forma discípulos do evangelho que participam das celebrações, engaja na comunidade eclesial, e tem grande ardor missionário.
Os sacramentos da Iniciação Cristã são os sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia, porque são os fundamentos de toda a vida cristã e porque dão aos catequizandos o inicio de uma longa caminhada de conhecimento e seguimento de Jesus Cristo, de vivência cristã, de engajamento na comunidade e de ardor missionário.
É importante ressaltar que o Concilio Vaticano II chamou nossa atenção para a Iniciação Cristã, restaurando o catecumenato tanto de adultos não batizados como de adultos batizados, mas não evangelizados.
A Iniciação a vida Cristã acontece através de um método chamado catecumenato. Esta catequese leva o catequizando a fazer uma experiência profunda com Jesus Cristo e seu reino. Não era apenas uma doutrina, um ensino, um catecismo, era um verdadeiro encontro, uma experiência de vida que encantava, empolgava, apaixona o catequizando, no amor a Deus e aos irmãos.
O catecumenato era a catequese para adultos não batizado que se preparava para receber os sacramentos de Iniciação Cristã: Batismo, Crisma, Eucaristia. Hoje, o catecumenato é também a catequese de adultos batizados mas não evangelizados, não convertidos.
A Iniciação cristã é o inicio de um caminho que leva a um processo de transformação pessoal, comunitária e social.
O Documento de Aparecida nos propõem com “urgência desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação na vida cristã que comece pelo querigma  e que, guiado pela Palavra de Deus, conduza a um encontro pessoal, cada vez maior, com Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito homem,...”

“Trata-se de uma experiência que introduz o cristão numa profunda e feliz celebração dos sacramentos, com toda a riqueza de seus sinais. Desse modo, a vida vem se transformando progressivamente pelos santos mistérios que se celebram, capacitando o cristão a transformar o mundo. Isso é o que se chama ‘catequese mistagógica’”. D.A 6.3.2 Propostas para a iniciação cristã, nº290.  
Mistagogia era o modo de o catequista explicar os mistérios depois de celebrá-los.
O querigma é o anuncio do nome, do ensinamento, da vida, das promessas, do Reino e do mistério pascal de Jesus de Nazaré, Filho de Deus (cf. EN,n.22), que acompanha todo o processo da evangelização.
O querigma é anúncio e proclamação para suscitar a fé nos ouvintes e manter acesa sua chama, de modo que acolhendo Jesus como Filho de Deus, Senhor e salvador participem da sua própria vida, da vitória sobre a morte, e alcancem, assim, a vida eterna (cf.Jo20,31).
Tendo em vista um melhor amadurecimento da fé o discípulo é convidado a dar ‘sete passos’ nesse processo de Iniciação a Vida Cristã:
    1)     O encontro vivo, envolvente, atraente com Jesus Cristo deve provocar um fascínio através do qual se iniciava uma grande amizade com Jesus. O catequizando buscar ser como Jesus, imitar Jesus, seguir o jeito de Jesus, ter as atitudes de Jesus.
    2)      A conversão  o catequizando se transforma, muda de vida, torna-se discípulo fiel. Adquire o desejo de ser sempre melhor e por isso deixa o Espírito Santo ir cristificando toda a sua pessoa e sua vida.
    3)      O Discipulado  a pessoa senti-se atraída pela Bíblia, pela Palavra de Deus. Sua formação e sua catequese era permanente, não parava, pelo contrário, os catequizandos pediam e buscavam mais conhecimento para amar e servir melhor a  Deus e aos irmãos.   
    4)      O engajamento na comunidade  a catequese de Iniciação cristã conduzia o catequizando a amar a Igreja, envolver-se na comunidade, participar da vida da comunidade, vibrar com sua comunidade de fé.
   5 )      A celebração a catequese de Iniciação Cristã uni catequese e liturgia, fé e oração, fé e vida sacramental. Dessa forma a pessoa aprende e celebra os sinais e gestos litúrgicos, os ritos e hinos, os sacramentais e a religiosidade popular.
   6 )      A missão  a Iniciação leva à missão, à evangelização, ao apostolado. Anunciar, pregar, divulgar para os outros até  os confins da terra, as maravilhas do amor de Deus que salva a todos, era o grande resultado da Iniciação. A catequese de Iniciação deixava no coração dos catequizando a audácia, o desassombro, a criatividade e o ímpeto missionário.
   7)      O testemunho  o cristão iniciado testemunha sua fé onde quer que esteja. Assume compromissos e tarefas na comunidade eclesial e na sociedade civil. Luta contra todo o tipo de justiça, combate a corrupção, promove com todo ardor a paz.
“Sendo assim a catequese não deve ser só ocasional, reduzida a momentos prévios aos  sacramentos ou à iniciação cristã, mas sim itinerário catequético permanente.”


Referência:
 Documento de Aparecida, Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino - Americano e do Caribe, Paulus 3ª Ed. 2007.
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil \ Anúncio Querigmático e Evangelização Fundamental. Brasília, Edições CNBB. 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário