quinta-feira, 5 de abril de 2012



A importância do Tríduo Pascal na vida dos Cristãos, Catequistas por Vocação

Estimados irmãos e irmãs catequistas!
            No dia 01 de Abril do ano corrente, domingo dia do Senhor, a Igreja deu inicio a Semana Santa na qual reforçava o convite do Senhor feito na Quarta - feira de Cinzas 22 de fevereiro do mesmo ano, a conversão, mudança de vida “Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes, e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. Jl 2, 12-13
            Tendo em vista todo o tempo quaresmal e levado em conta as experiências feitas seja nas celebrações dominicais ou no retiro proposto para dar inicio as atividades pastorais, passamos pelo deserto superando as tentações, pois assim como o Filho, fomos conduzidos pelo Espírito. (1ª semana da Quaresma). Na 2ª semana fomos com Jesus a montanha onde ouvimos o apelo do PAI “Este é meu FILHO amado. Escutai o que ele diz!” Mc 9,7. Munidos no espírito de filhos não nos resta outra atitudes diante das realidades gritantes da desvalorização dos espaços e símbolos Sagrados que se encontra no mundo presente, se não a de Jesus no Templo; proclamar como o salmista “O zelo por tua casa me consumirá”. Ao mesmo tempo em que indignados, defendemos a fé de forma consciente e madura.
            Como Catequistas mistagogo, aquele que conduz os catequizandos pela força do Espírito Santo ao mistério da fé cristã, somos chamados ao dialogo amoroso com esses que a Igreja nos confia, sejam as crianças na catequese Eucarística, seja os jovens da catequese Crismal ou Catecumenato e os pais e padrinhos que pedem a catequese batismal. Todos esses deve ser acolhidos na sua individualidade e inseridos na Comunidade de fé. Faz-se necessário recordamos da liturgia da Palavra do 4ª domingo da quaresma, onde Jesus tem um dialogo amoroso com Nicodemos, podemos dizer que uma atitude catequética. Ele nos mostra por onde devemos começar o anuncio, “Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.” Jo 3,16
            Na liturgia da Palavra do 5ª domingo da quaresma, é demonstrado um desejo “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”Jo 12,21, tal desejo deve ser alimentado constantemente pela Palavra na oração pessoal e comunitária  e na Eucaristia celebrada na Comunidade. Essas não são as únicas formas, mas nos impulsiona a fazer uma experiência com o irmão marginalizado, excluído da comunidade civil e religiosa, o qual é verdadeira imagem do Cristo servo  

sofredor, o qual caminha pelas ruas de nossos Barrios e cidades, mendigando um pedaço de pão seja alimento ou atenção.
            Nesta Semana Santa celebramos a história da salvação de um Deus que se humilhou e tornou-se homem para caminhar conosco, conhecer a nossa história e nos apontar caminhos de vida. Mas não é só isso. No Getsênami, Jesus experimenta uma grande tristeza e sente a dor da angustia. Suspenso entre o céu e a terra numa cruz, ele vive o doloroso abandono por parte do Pai. Enfrenta a traição de Judas que, com um beijo, o entrega aos seus inimigos. Contemplando a paixão e morte de Jesus, fazemos memória dos sofrimentos, das injustiças e das violências experimentados por milhões de seres humanos. Ele assume e faz seus todos esses sofrimentos. Em sua morte e ressurreição, estão presentes todos os sofrimentos humanos.
            Somos convidados a tomar parte nesta história como agentes, como discípulos missionários, não permitindo que o pecado, que levou Jesus à morte e ainda destrói tantas vidas, invada o nosso ser e o nosso agir.
            Essa Aliança nova, inscrita nos corações, nos torna capazes de amar e nos convida a liberar outras pessoas de todo o que lhes impede de amar: “Porque todos, grandes e pequenos, me conhecerão – oráculo de Javé. Pois eu perdoei suas culpas e esqueço seus erros” (Jr 31,34).
            Amados catequistas juntamente com Diocese de Amargosa agradeço a Deus pelo vosso sim e peço a vós que fiquem sempre atentos ao conselho de nossa Mãe Maria, nesta Diocese intitulada como Mãe do Bom Conselho “Fazei tudo que ele vos disser”.

Feliz Páscoa!!!

Fonte:
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Liturgia das Horas
CEBI – www.cebi.org.br


Atenciosamente,
Edcarlos de Jesus
Articulador da Dimensão Bíblico-Catequética no Zonal I


Nenhum comentário:

Postar um comentário