segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


Dimensão Bíblico-Catequética
A Igreja no Brasil vem acumulando experiências no campo do planejamento pastoral e de sua ação evangelizadora.
Durante o Concílio Vaticano II, tivemos uma primeira tentativa de ação coordenada em âmbito nacional por meio do plano de Emergência. Este, antecipando-se às conclusões do Concilio, falava em renovações: da paróquia, da formação dos presbitérios...
Terminado o Concílio, a Igreja no Brasil, por meio da CNBB, lançou o grande Plano de Pastoral de Conjunto (PPC). Mas complexo que o anterior, o PCC apresentou uma programação calcada nos principais documentos conciliares. Implementou no Brasil a articulação das seis dimensões da ação pastoral, que até hoje, servem de estrutura pastoral para inúmeras dioceses no país: 1-  Comunitária - Participativa (Lumen Gentium), 2- Missionária (Ad Agentes), 3- Bíblico Catequética (Dei-Verbum), 4- Litúrgica (Sacrosanto Concílio), 5- Ecumênica e Diálogo Inter-religioso (Unitatis Redintegratio\ Nostra aetate), 6- Sócio- Transformadora (Gaudium et Spes).
Estas dimensões são elementos constitutivos da ação pastoral da Igreja, fundamentado na própria vida cristã e, pertencem necessariamente à atuação visível do Espírito Santo na Igreja,porque é o Espírito que convoca e reúne seu povo para viver em comunidade, conforme o carisma e a missão de cada um, que são concedidos segundo o dom de Deus.
Esta dimensão acredita que é o Espírito quem faz crescer continuamente o Povo de Deus mediante o aprofundamento e a vivência permanente da fé, e nos ensina a ler os acontecimentos cotidianos à luz da Palavra e da vida de Jesus.
Impulsionado pelo Espírito Santo, o povo de Deus zela pelo aprofundamento no conhecimento e vivência da própria fé, esperança e caridade.
Este processo educativo se faz de modo continuo, mediante a interação entre a Palavra de Deus, as formulações da fé cristã e as situações da vida e da história. À medida em que amadurece na fé,o Povo de Deus vai tendo melhores condições de dar razões de sua esperança, ao mesmo tempo que se compromete, com mais consciência  e convicção na transformação da sociedade. 
A Dimensão Catequética é vista aqui como processo de educação pessoa e comunitária, progressiva e continua, orgânica e sistemática do cristão na fé,na esperança e na caridade. Este processo busca o amadurecimento do cristão em sua relação filial com o Pai, pelo Filho, no Espírito; em sua participação e comunhão, no exercício de seus dons e carismas, na comunidade eclesial, e em seu engajamento, pela força no Batismo e como membro da Igreja, na Construção de um mundo justo e fraterno.
A Dimensão Catequética leva em conta as demais cinco dimensões da ação pastoral da Igreja, pois não pode existir verdadeira catequese a não ser que ela seja comunitária, missionária, litúrgica, aberta ao ecumenismo e a diálogo religioso e também profético - transformadora. Desse modo a catequese dá sua contribuição para uma solidária formação do Povo de Deus e o auxilia também para que participe eficazmente na construção de uma sociedade justa e fraterna como sinal do Reino de Definitivo.
A fonte para comunhão e a missão da Igreja vem da Palavra de Deus, como encontramos na pregação de Jesus, na Bíblia e na Tradição. A palavra suscita a fé, reúne a Igreja e integra as pessoas no Corpo de Cristo. É Ela que dá sentido à fé e a existência do Povo de Deus.
Esta dimensão visa promover um processo de educação pessoal e comunitário, progressiva e continua orgânica e sistemática do cristão na fé, na Esperança e na caridade. Fundamentada na Constituição Dogmática Dei Verbum, ela quer educar os cristãos para que compreendam a catequese como iniciação cristã na comunidade eclesial, como processo que abraça a vida cristã desde a “idade da razão” como uma educação  permanente para comunhão e participação. Com esta dimensão, queremos promover  a educação permanente para comunhão e participação da fé, aproximação da Sagrada Escritura com novos métodos e nova sensibilidade.
O processo Catequético que buscamos hoje está situado na perspectiva da CNBB, como encontramos no documento 26 “Catequese Renovada”, com seus três eixos fundamentais:a verdade sobre Jesus Cristo, a Igreja e o Homem. Com base nesse enfoque é que vamos assumindo compromissos com a construção de uma nova história, com a edificação de autênticas comunidades eclesiais: presença catequética nas famílias, no trabalho e na política, no mundo dos empobrecidos promovendo a justiça, a dignidade humana, a paz, respeitando o pluralismo... esses e outros elementos que fazem que tenhamos comunidades verdadeiramente catequética.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário