sábado, 9 de março de 2013

RELÁTORIO DA ASSEMBLEIA DIOCESANA DA DIMENSÃO BIBLICO CATEQUÉTICA - 2013




Nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2013 na Paróquia de Santo Antonio de Jesus,realizou-se a Assembleia Diocesana da Dimensão Bíblico Catequética, a mesma contou com a participação de 56 pessoas representando  22 Paróquias de nossa Diocese,ficando ausente apenas as Paróquias de : Taperoa, Cairu, Nilo Peçanha e Santa Terezinha.Neste encontro encontravam-se representantes da Catequese, Círculos Bíblicos, Escolas Diocesana e Paroquiais de Catequese, além dos coordenadores Paroquiais da DBC e Articuladores do Zonais da DBC .
A assembleia teve como tema: “Um olhar sobre a fé a partir do Evangelho de Lucas”. Iniciamos na sexta –feira com o jantar, depois tivemos um momento de acolhida com cantos coordenado pelos catequistas da paróquia de Ubaira(Zonal I), que ficaram responsáveis pela animação e cantos de toda Assembleia, em seguida Pe. Marco Antonio deu as boas vindas a todos dando inicio a assembleia falando do tema e de nosso objetivo com a mesma apresentando ao final de sua fala a Irmã Lourdes –(IR. Ssma Trindade - Paróquia de São José),que nos conduziu no momento de Espiritualidade ,reflexão,partilha e  oração a partir do Evangelho de Lucas,Capitulo 19,1-7.
No sábado pela manhã tivemos um momento de oração conduzido por Cristiane Assis, articuladora do DBC no  Zonal III e em seguida iniciamos  o momento de estudo com Pe Marcos, que iniciou sua fala orientando a todos sobre a proposta de estudo e caminhada da Dimensão Bíblico- Catequética no ano de 2013, que ficou definida desde a Assembleia Diocesana em novembro de 2012. O estudo teve como texto base o subsídio elaborado nos anos 97/98 “Hoje a salvação entra nesta casa” do projeto RUMO AO NOVO MILÊNIO.
Após esse momento foi realizado um trabalho por Zonal onde os grupos deveriam responder as seguintes questões:
1-A partir do Evangelho de Lucas, o que significa mesmo, a fé em Jesus Cristo?
2-A nossa catequese tem sido espaço de encontro com Jesus Cristo? Faz-nos amadurecer na fé e experimentar a graça da Salvação?
3-Como a DBC pode nos ajudar a fazer do Ano da Fé, oportunidade de conhecer mais a palavra e torná-la conhecida?
Após o momento de reflexão nos zonais voltamos para plenária onde foram apresentadas as respostas:

1-      -Acreditar que através do amor somos capazes de transformar a realidade na qual vivemos;

-Crer na fé trinitária e na ressurreição e que vivendo em comunidade seremos mais fortes;

-Abrir as portas do coração acreditando em sua existência, dando continuidade a sua missão de evangelizar com amor e misericórdia;

-O evangelista Lucas faz uma analogia da vida cristã com uma casa simples, humilde e acolhedora, onde se pode adentrar na intimidade de Jesus e a partir  do encontro ( do ouvir), levar outros a conhecer Jesus;

-O evangelho nos faz refletir sobre a importância da experiência pessoal com Jesus, eleva nosso espírito de pertença e amplia nossa necessidade de ter um contato diário com a palavra de Deus, buscando aprofundar e contemplar essa palavra como forma de sedimentar a nossa fé.

2-      - O Zonal I e III responderam que sim, através do conhecimento de Jesus, de suas palavras, estudando e refletindo-a,a partir da caminhada da comunidade e da participação dos momentos celebrativos,da apresentação da pessoa de Jesus Cristo,da motivação e do nosso testemunho ;

- O Zonal II respondeu que: Temos caminhado para isso, no entanto percebemos que ainda a muitos passos que precisam ser dados nesse sentido, existe ainda a incoerência de viver algo diferente do que pregamos, do contra testemunho.

- Zonal IV Diz ser a catequese um momento oportuno para se aproximar de Deus e de conhecer sua ação evangelizadora; é um momento de se redescobrir como cristão autêntico, que tem Jesus como centro da vida.

3-      Realizando encontros de formação (estudo), momentos fortes de espiritualidade: orações,retiros,leitura orante da palavra, promovendo encontros com os pais dos catequizandos e celebrações catequéticas em família e a integração dos grupos pertencentes a DBC,reanimando  e divulgando os círculos bíblicos,buscando agir em conformidade com o projeto Diocesano, tendo como meta a centralidade da palavra de Deus.

Após este momento da plenária (conduzido por Lane – Zonal II ,onde confirmamos a necessidade de firmar e colocar em prática as atividades propostas desde a assembleia diocesana, apresentamos o calendário da DBC diocesana para o ano de 2013.E depois de algumas orientações dadas por Pe Marco Antonio e da avaliação da assembleia, concluímos com o momento de oração realizada por Rita do Zonal IV - Castro Alves.Após a benção seguimos para o almoço.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário