quarta-feira, 28 de março de 2012


FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA

 Pe. Edson Carvalho de Melo*

A partir do ano de 1964, a Igreja Católica vem realizando, durante a quaresma, a Campanha da Fraternidade, abordando temas de grande e preciosa contribuição para o debate e encaminhamentos de ações concretas em prol da vida digna para todos em nossa sociedade brasileira. Aberta ao diálogo e para ampliar o debate, agregando outras contribuições valiosas, tem realizado campanhas ecumênicas, consciente de que o direito à vida com dignidade é para todos. Por isso, devemos nos unir para assegurar e garantir esse dom sagrado que recebemos de Deus, Fonte da Vida e do Amor.

Em 2011 trouxe o tema: “Fraternidade e Vida no Planeta” com o Lema: “A criação geme em dores de parto”. Entendemos, assim, que devemos estar juntos na defesa da vida em todas as suas formas e fases.

Este ano, em razão da realidade sofrida da saúde em nosso país, traz o tema: “Fraternidade e Saúde Publica” e o Lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra”. (cf. Eclo. 38, 8).  O tema é interessante para todos nós, pois a saúde é um bem precioso e inestimável que devemos cuidar e prevenir.
O objetivo da C.F. é refletir sobre a realidade da saúde pública no Brasil em vista de uma vida saudável. Para isso busca suscitar o espírito fraterno e comunitário das pessoas, na atenção aos enfermos e mobilizar a sociedade por melhoria no sistema de saúde pública.

Compreendendo saúde como uma construção que engloba um conjunto de ações, busca sensibilizar as pessoas para a prática de hábitos saudáveis e o serviço cuidadoso aos enfermos. Amplia a reflexão, mostrando a importância da pastoral da saúde nas comunidades, difundindo dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios e propõe despertar na sociedade e nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública.

Também quer qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência.

A Constituição Federal no artigo 196 diz que “A saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução de risco de doenças e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações  e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação”. E o SUS (sistema Único de Saúde) foi criado com o objetivo de viabilizar esse direito garantido na Constituição de promover, proteger e recuperar a saúde do provo brasileiro. E direito tem que ser respeitado e cumprido.

A Campanha nos convoca a olhar para Jesus, o Bom Pastor, que deu a sua vida para que todos tenham vida, na busca de luzes que suscitem respostas e viabilizem ações e gestos concretos para resolver os problemas graves e urgentes que vivemos em relação a saúde pública em nossos comunidades. Entre eles estão: as filas enormes nos hospitais e unidades de saúde; a demora no atendimento para a realização de exames e consultas que exigem urgência e falta de humanização nos atendimentos às pessoas que chegam fragilizadas e sofridas.

Com freqüência, vemos e ouvimos situações difíceis e sofridas de pessoas que precisam de uma maior atenção de nosso Sistema Público de Saúde. As pesquisas e diagnósticos tem revelado que precisamos de mudanças efetivas nas políticas de atendimento e prevencionistas em nossos municípios.      

Desejamos que a Campanha  desperte a consciência de que saúde pública é exercício de nossa cidadania e agregue novas informações que ampliem os conhecimentos e a consciência de todos no desejo de que a saúde, como direito garantido, seja também direito respeitado e concretizado para as pessoas que precisam e buscam o atendimento e assim  “... a saúde se difunda sobre a terra”.
Participe dos encontros sobre a C. F. que estão acontecendo aí em sua comunidade ou em sua rua e fique mais informado (a) e consciente sobre os seus direitos, seja bem atendido e tenha o tratamento digno no cuidado e prevenção de sua saúde.
Darei continuidade a esta reflexão, abordando os temas da relação entre pecado – doença – saúde; O Cuidado Como Promotor De Saúde; Ações Concretas Que Contribuem Para A Saúde e o bom samaritano como paradigma do cuidador para os servidores e profissionais da saúde.

Aguarde e acompanhe as próximas reflexões que continuarei partilhando nesse espaço.

Acredito que a vida pode ser simples, vibrante e feliz e nosso objetivo, aqui, é contribuir para que juntos façamos essa construção.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1.            CNBB – Campanha da Fraternidade 2012: Texto-Base. Brasília, Edições 2011.
2.            Constituição Federativa do Brasil – 1988.



 

*vigário paroquial da Paróquia São Benedito, em Santo Antonio de Jesus- Diocese de Amargosa-BA; Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará-CE; Bacharel em Teologia pelo ITI - Instituto de Teologia de Ilhéus-BA; Psicólogo - CRP-03-IP/8949 - formado pelo Centro Universitário São Camilo-ES; Analista Bioenergético formado pelo IABSP- Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo, filiado ao Instituto Internacional de Analise Bioenergética com sede em Nova York – Estados Unidos. Atende no consultório na Vila Inglesa Center, em Santo Antonio de Jesus e trabalha com orientação profissional, grupos terapêuticos, worshops, palestras e cursos focando o tema “construindo o prazer e a alegria de viver”. A vida pode ser simples, vibrante e feliz.
Telefone: (75) 9205-3397 e (75) 3631-1517  |  e-mail: edcarmelo@gmail.com.















Nenhum comentário:

Postar um comentário